sexta-feira, 3 de março de 2017

(In)Sensatez

Não gosto de gente prudente demais. Gente que apaga sonhos de criança e se volta apenas para as firmezas de uma vida séria demais. Que esquece que as cores dos dias são formadas pelas dúvidas, risos, tropeços e inocentes idealizações.
Falta-me paciência com quem está sempre com os pés no chão. Aqueles que sempre miram na sobriedade da vida e que colocam sorrisos apenas onde convêm ou onde são permitidos pela lei da hipocrisia humana.
É claro que é preciso saber separar a realidade da ficção na nossa mente, mas acredito que é imprescindível um toque de leveza para lidar com os azedumes que a vida nos apresenta – e muitas vezes nos acorrenta.
A vida não é um conto de fadas. Nunca foi, nunca será. Até quando bem jovens costumamos levar bordoadas que custamos superar. Mas, me pergunto, o que seria de nós se não alimentássemos, vez ou outra, um pouco de paixão e doçura nos nossos olhares?
Percebo-me antiga e não sei se estou sendo “correta” ao me manter assim. E, talvez por isso, sei que ainda tropeçarei muito nas aspirações tolas que ainda carrego.
Ainda desejo alguns toques e olhares tenros na minha biografia – de pessoas e situações que provavelmente fugirão para bem longe de minha “loucura”! E pode ser que, em muitas páginas do livro da minha história, eu nunca os alcance!... Porém não sei olhar para o futuro sem ter comigo a chance de voar – e, sim, me divertir! – rumo aos anseios mais improváveis e irremediáveis do meu coração.
Desse modo, sigo. Alto ou baixo, mas de acordo com o voo que resolvi alçar em cada momento vivido – ou não.


7 comentários:

  1. Que seria da vida se tivesse só o lado sério das coisas? Horrível,não? Ainda bem que tem um lado leve, alegre, risonho e sonhador, que permite que tudo seja mais fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade, Eunice?
      O que seria de nós sem as cores para nos desviar dos olhares cinzentos?

      Excluir
  2. O lado fantástico da vida é realmente acordarmos um dia com a mulher, outro com a menina, num dia com sonhos e alegrias, no outro um mal humor que nem mesmo nos suportamos. Altos e baixos, seriedade e leveza o que importa é que tudo que lembramos de melhor e mais gostoso são os risos e a leveza que nos faz voar nas fantasias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final, todas as lutas e vitórias fazem parte das nossas histórias! Mesmo os dias nublados possuem sua beleza e encanto!...

      Excluir
  3. A vida é um risco, temos que viver sem medo de ser feliz, sendo realista,mais otimista que pessimista e sonhando e brincando sempre que a situação e a vida nos permitir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ver a vida com olhos de criança, talvez?
      Um modo de não deixar os sonhos findarem...

      Excluir