quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Na estica

Estamos cada dia mais “gourmetizados”* na nossa relação com o aspecto externo. 
O mundo nos atropela e, quando não estamos de acordo com suas expectativas, somos excluídos e esquecidos.
Forçam-nos a comer menos e colocam em nossas cabeças que o importante é que fiquemos sarados, gostosos e turbinados, mas não pela saúde em si, mas pela necessidade de parecermos perfeitamente belos para uma mídia de celulares em todas as esquinas e a obrigação da fama “imediata” nos meios de comunicação.
Estamos deixando de mostrar quem realmente somos. Nosso brilho pessoal está dando lugar ao brilho superficial da graça objetal.
Perdemos o direito de evidenciar fraquezas, expor a raiva de dias ruins (pelos mais diferentes motivos) ou de sermos incapazes de controlar certas situações, mesmo que momentaneamente, pelo risco de evidenciar tais eventos com uma maquiagem borrada e mal cuidada. Ah, e a maquiagem... Essa sempre impecável em todos os ambientes! Na festa, trabalho, casa dos amigos e, inclusive, no momento de troca de máscaras de felicidade, quando chegamos naquele cantinho de nossa intimidade, ao tirarmos os sapatos do encanto pleno.
Nossas vestimentas estão “evoluindo” rápido demais, deixando para trás o conforto e evidenciando a superficialidade das marcas e nomes de grande sucesso.
Desleixo é coisa de gente desprezível! Afinal, elegância não é sinal de postura (nata ou adquirida), onde o bom senso segue de mãos dadas com um (bom) gosto peculiar. O dinheiro impera no uso da boa aparência.
Não há espaço para os deslizes que nos fazem humanos – ou enganados – em algumas (e até muitas!) de nossas escolhas.
Atrás de cada disfarce, os olhos estão fundos e escuros, por conta do lamento oculto. E o espírito cada dia mais órfão dos verdadeiros significados que deveriam nos preencher.

* Gourmetizar significa “se utilizar de uma embalagem de estética refinada, evidenciando certo exagero na aparência, para (no fim) oferecer um produto simples, ruim ou sem graça”.


2 comentários:

  1. Vamos juntas dar um "XÔ" para a "Gourmetização" amiga ?
    Tô fora destes padrões estritos do que é e deve ser perfeito aos olhos dos homens. Estou perfeita pra mim, estejamos perfeitas pra nós, o resto, é resto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não aceito esses padrões. Não sou adepta desse mundo de futilidades da aparência. Tenho até uma certa ojeriza! Porém, talvez por conta dessa demanda de superficialidades eu acabei me sentindo fora do lugar. Talvez eu me recupere um dia, talvez eu nunca consiga encontrar paz no meu "exterior".
      O que sei é que acredito que beleza é algo importante e interessante, mas aquela que vem de dentro e explode num olhar ou sorriso cativante! Essa de cascas, estou meio "de saco cheio".
      Será que muitos, um dia, também cansarão? Aguardemos.
      PS.: Queria muito ter essa sua auto-estima, Águia! Ou pelo menos um pouco dela... Mas qse não tenho nenhuma.

      Excluir