quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Enumerando

Hoje perguntaram minha idade. Pensaram que eu tinha 11 anos a menos do que realmente tenho. Fiquei cabreira me perguntando que mágica foi aquela que a foto fez em mim, que me fez tão jovem aos olhos de uma pessoa tão sensível. O susto veio em hora engraçada: faltando apenas um dia para mais um ano de vida. “Ganhando idade, ganhando na aparência?” Sinceramente, acho bem difícil...
Anos atrás, (por volta desses 11 anos a menos), estava com uma amiga grávida - de quase minha idade -  e perguntaram se eu era a mãe dela... Ou seja, se naquela época eu já tinha a aparência de uma mulher de mais de 50 anos, hoje, estou beirando os 60 e poucos...
Nada contra o envelhecer. Faz parte de todos nós e cada idade possui sua beleza e atrativos! Mas é bem chato saber que estou fora do “tempo correto”! Ok, foi triste, mas acabei me acostumando com essa ideia.
Nunca fui uma pessoa vaidosa. Nunca tive paciência e disposição. Unhas, cabelos, roupas, acessórios,... Sempre me pareceram coisas supérfluas. É claro que tive meus momentos de “auto arrumação”, mas nunca fiz com muita felicidade. Talvez por isso, entender-me feia e sem graça, é quase uma regra de vida. O pouco que tenho visto no espelho me deixou sempre com os pés no chão (mesmo que nunca seja muito agradável de se saber!).
Quem sabe sou uma daquelas pessoas em que o susto inicial da aparência se dissipe com o conhecimento – mesmo quando acredito que tenho pouco a oferecer ao próximo. Ver-me como uma casca sem conteúdo é o que mais me assusta... mas o que faço se ando tão preguiçosa para viver?
Em resumo, tenho muita fé nos outros. Sempre! Olho e percebo o quanto alguns têm para acrescentar e crescer – e, por vezes, nem sabem a preciosidade que são!
Agora, fé em mim? “Eita, lelê...”

PS: Aos que me conhecem, esse texto é, como todos os outros, um desabafo. Não escrevi para receber elogios. O modo como me vejo é cruel, mas é bem real. E sólido.




7 comentários:

  1. Sandra,querida,VC completa amanhã 42 anos e para mim, parece 31. Perdão pela minha insistência, mas VC está se vendo com equívoco, quem achar que VC parece ter 60 anos, está definitivamente precisando de óculos... Eu aparento ter mais idade que de fato tenho por uma caminhada árdua de muito trabalho, clima onde moro, muito quente e seco,na juventude levava muito sol na praia sem protetor solar, enfim desgaste prematuro da pele, mas eu não me importo, me acostumei a esse fato e agradeço a Deus a oportunidade de envelhecer, estamos vivendo. Se Deus quiser ficaremos velhinhas com 100 anos, com saúde, sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!
      Vamos manter a saúde e a sanidade!
      Quanto as outras coisas, vamos nos adaptando à medida do possível!

      Excluir
  2. Oi Sandra, eu acho que cada um de nós tem uma impressão de nós mesmos a cada ano que passa. Muitas vezes ela é deturpada por termos sido muito condicionados a um padrão de beleza ou a um comportamento que julgam adequado! Ao chegarmos a maturidade ou como dizem terceira idade, é natural nos sentirmos desmotivados, as vezes temerosos, pelo menos comigo aconteceu isso, o vigor e o viço vão se esvaindo dia a dia, não é fácil atingir a maturidade. O importante é que ao escrever, desabafar e falar de nossos "bichos" interiores nós nos sentimos valorizados e úteis, muitas pessoas podem aprender com nossos escritos, nossas experiências de vida e muito temos á aprender com as pessoas, saber como pensam. Muitas vezes estas pessoas se tornam queridos e preciosos amigos virtuais! Boa noite minha querida, adorei ler "Enumerando"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ter ao menos um pouco de sabedoria quando chegar à terceira idade, porque já me sinto desmotivada desde jovem!
      Mas faz parte da rotina e do caminho.
      A minha esperança é de não desistir de seguir em frente. Mesmo com as dificuldade dos meus passos "tortos"...
      Boa noite! Volte sempre!!!

      Excluir
  3. Esse texto me descreveu todinha, parece que foi feito pra mim. Me encontro na descrição que fez de vc mesma, incrível, somos bem parecidas, no jeito de olharmos pra nós mesmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi uma das razões que me motivaram a abrir o blog e conversar um pouco sobre meu coração e impressões.
      Às vezes nós abafamos sentimentos e sensações achando que somos estranhos(as) ao mundo, porém quando começamos a nos conhecer melhor (entre pessoas), percebemos o quanto somos parecidos e o quanto podemos nos ajudar nos momentos difíceis!
      Infelizmente alguns sentimentos "iguais" não são os melhores que temos - de nós, dos outros e do mundo-. Porém tenho certeza que, a partir do momento que nos permitimos ficar mais leves, podemos jogar fora o que nos angustia; dai, com o decorrer de nossas vidas, compreendemos que podemos melhorar, um pouco a cada dia, com o olhar paciente e generoso do outro que nos acompanha na caminhada!
      Sigamos com fé!

      Excluir
  4. Me identifiquei com a descrição de vc mesma, somos bem parecidas Sandra.

    ResponderExcluir